No dia 14 de maio, a Nova Direito realizou o seu primeiro Dia Aberto dedicado ao 2º Ciclo, iniciativa que contou com a participação de cerca de 30 alunos de vários estabelecimentos de ensino superior de Lisboa.

As boas-vindas foram dadas pelo Professor Nuno Piçarra, Subdiretor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Coordenador do Programa Padre António Vieira (Brasil). Seguiu-se a apresentação dos Mestrados em Direito pela Professora Maria Helena Brito, Coordenadora do 2º Ciclo; do Mestrado em Direito e Segurança pelo Professor Jorge Bacelar Gouveia e, por último, do Mestrado em Direito e Gestão, pelo Professor Vítor Neves.

Antes do intervalo, a plateia colocou algumas questões aos responsáveis pelos respetivos cursos, que foram unânimes em enfatizar a importância da realização de um Mestrado. Num mercado profissional cada vez mais competitivo, o grau de mestre “distingue pela positiva”, na expressão do Professor Vítor Neves. Relativamente à oferta da Nova Direito, merecem destaque não só o amplo reconhecimento dos mestrados aqui concluídos mas também o facto de estes serem fortemente direcionados para a empregabilidade dos estudantes, para além de academicamente inovadores, como o Mestrado em Direito e Segurança.

O programa prosseguiu com o tema da mobilidade internacional dos estudantes de Mestrado. A Nova Direito tem acordos de cooperação académica com Faculdades de Direito de excelência, que os Mestrandos podem frequentar durante determinados períodos. O Programa Erasmus foi apresentado pelo Professor José João Abrantes e o Programa Padre António Vieira, pelo Professor Nuno Piçarra. 

A sessão contou também com a presença de representantes de duas entidades que recebem estudantes que optam pelo estágio para concluir o 2º ciclo: a Dra. Sandra Ribeiro, em representação da Comissão pela Igualdade no Trabalho e no Emprego, e a Dra. Teresa Colaço, em representação do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 

Intervieram também a Dra. Joana Nobre da Silva, que realizou o estágio no INPI, e o Dr. Miguel Moura, que optou pela dissertação para concluir o 2º Ciclo. 

Obrigada à Associação de Estudantes, que lançou o repto para a realização deste dia, e aos convidados pelos seus testemunhos.

01

02

03

04

05

06

© 2014 IDeS | Produção PixelStudio
Topo
Siga-nos: